quinta-feira, 30 de abril de 2009

1893 - 2009,Associação Naval 1º de Maio...116 Anos de Vida

A Associação Naval 1º de Maio,faz amanhã 116 anos de vida,um dos clubes mais antigos do País,a servir o desporto,sobretudo no concelho da Figueira da Foz.
É de realçar nos últimos 4 anos a nível desportivo a disputa da equipa de seniores de futebol no escalão maior nacional e este ano ainda a lutar pela manutenção.
Mas o clube luta com o senão de não possuir uma sede, derivado ao incêndio de 4 de Julho de 1997 que destruiu por completo a sua antiga sede então situada na rua da República e com os seus serviços administrativos agora a situarem-se, temporariamente, na antiga casa do guarda do Estádio Municipal José Bento Pessoa, por cedência da câmara municipal.
Sou Navalista desde pequenino nos finais dos anos 60,princípios dos anos 70,habituei-me a ir com o meu pai a ver a Naval,quando esta jogava em casa.
Ainda me recordo do pelado,a paisagem cá fora,que era outra aonde pelo meio das árvores em cima dos montes muitos assistiam ao jogos,evitando assim de pagar bilhete...eram tempos também dificeis para muita gente.
Naquele tempo disputava a Naval o campeonato nacional da terceira divisão nacional zona B.
Lembro-me ainda de alguns derbys regionais,contra o Marialvas e o Ala-Arriba onde a rivalidade era bem patente,outros jogos naquele tempo que me ficaram na retina também,foram contra o Valecambrense e a Ovarense,que na altura comandavam a classificação geral.
Jogadores que admirava,era o possante defesa-central Simão,o Caldeira,os irmãos Camegim etc.
Como criança que era gostava muito de ver jogar os jogadores de cor,nesse tempo,esses nossos irmãos podiam-se contar pelos dedos das mãos na Figueira da Foz...Um Feliz Aniversário,para esta grande Associação Desportiva com um grande historial e que a imagem em cima tirada da Marcha do Vapor muito bem ilustra.
Que um dia lhe seja dada a prenda que tanto merece...Uma nova sede,são os meus votos e de todos os Figueirenses.


(em"Naval 1°de Maio 116 Anos de Vida")

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...