A Associação Naval 1º de Maio,faz amanhã 116 anos de vida,um dos clubes mais antigos do País,a servir o desporto,sobretudo no concelho da Figueira da Foz.
É de realçar nos últimos 4 anos a nível desportivo a disputa da equipa de seniores de futebol no escalão maior nacional e este ano ainda a lutar pela manutenção.
Mas o clube luta com o senão de não possuir uma sede, derivado ao incêndio de 4 de Julho de 1997 que destruiu por completo a sua antiga sede então situada na rua da República e com os seus serviços administrativos agora a situarem-se, temporariamente, na antiga casa do guarda do Estádio Municipal José Bento Pessoa, por cedência da câmara municipal.
Sou Navalista desde pequenino nos finais dos anos 60,princípios dos anos 70,habituei-me a ir com o meu pai a ver a Naval,quando esta jogava em casa.
Ainda me recordo do pelado,a paisagem cá fora,que era outra aonde pelo meio das árvores em cima dos montes muitos assistiam ao jogos,evitando assim de pagar bilhete...eram tempos também dificeis para muita gente.
Naquele tempo disputava a Naval o campeonato nacional da terceira divisão nacional zona B.
Lembro-me ainda de alguns derbys regionais,contra o Marialvas e o Ala-Arriba onde a rivalidade era bem patente,outros jogos naquele tempo que me ficaram na retina também,foram contra o Valecambrense e a Ovarense,que na altura comandavam a classificação geral.
Jogadores que admirava,era o possante defesa-central Simão,o Caldeira,os irmãos Camegim etc.
Como criança que era gostava muito de ver jogar os jogadores de cor,nesse tempo,esses nossos irmãos podiam-se contar pelos dedos das mãos na Figueira da Foz...Um Feliz Aniversário,para esta grande Associação Desportiva com um grande historial e que a imagem em cima tirada da Marcha do Vapor muito bem ilustra.
Que um dia lhe seja dada a prenda que tanto merece...Uma nova sede,são os meus votos e de todos os Figueirenses.
(em"Naval 1°de Maio 116 Anos de Vida")
INEM só há um: o público e mais nenhum...
-
Helena Pereira
«Ao fim de 11 dias, o Presidente da República decidiu dar um murro na mesa
e avisar o primeiro-ministro de que terá de haver consequências...
Há 2 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário