E foi assim, que tudo começou...
Chegaram aqui, com uma embarcação deste tipo, pescadores vindos das terras de Ílhavo, navegando para sul junto à costa marítima, procurando melhores pescas, mais abundância para as suas famílias, estávamos provavelmente nos princípios, ou metade do século XVIII, reinava então, Dom João V, apelidado também, de o Magnãnimo, Rei de Portugal e Algarves...
A magnanimidade das pescas, a sul do mondego, fazia com que voltassem mais vezes, e com maior número de barcos, acabaram mais tarde, passados alguns anos, por trazer também as mulheres, os filhos e irmãos, fixando-se entre os montes de areia acumulada pelo vento à beira-mar a dois quilómetros, a sul da foz do rio...
Construíram as suas primeiras casas rudimentares de madeira, que cortaram no pinhal que havia por detrás das dunas e assentaram-nas em estacas, elevando-as do solo de 1,5 metro a 2 metros, evitando assim que as areias das dunas,que o vento do litoral empurrava ,não as enterrassem.
Nascia então,uma nova povoação de pescadores guerreiros, a cerca de 2 km da margem sul do mondego...A Cova, a quem muitos, galhofando, chamavam de cidade, a "Cidade da Estaca".
Antepassados nossos, pioneiros que por aqui passaram, aqui ficaram e deixaram o sangue das suas vidas, à procura do melhor para os seus.
Demonstrando coragem, força, firmeza de ânimo ante os perigos que combateram, e fundaram esta terra que é a nossa...
A Cova Gala.
Sem comentários:
Enviar um comentário