domingo, 1 de novembro de 2020

Faleceu Carlos Pereira Mano "O Lhitas"- O Homem a quem o desporto Covagalense muito deve


 

O Homem que marcou a história mais recente da Cova Gala, pelo empenho, humildade e trabalho em prol do Desporto Covagalense em geral, e em particular o futebol e o GD Cova Gala.
Nasceu na aldeia piscatória da Cova no dia 18 de Setembro de 1929, vindo a falecer no primeiro de Novembro de 2020.
Filho de gente humilde do mar da nossa terra.
Descansa em Paz Velho Guerreiro.
Que os teus Valores Humanos, sejam um exemplo para todos e o teu nome seja louvado e reconhecido para sempre...
Um Grande Abraço Velho Amigo dos anos 70, nesse tempo, em que tudo era mais difícil, mas a tua Coragem era ainda Maior.
Os meus sinceros sentimentos para toda a sua Família.
O Homem que marcou a história mais recente do desporto da Cova Gala, pelo empenho, humildade e trabalho em prol do Desporto Covagalense em geral e em particular o futebol e o GD Cova Gala. 
Descansa em Paz Velho Guerreiro. 
Que os teus Valores Humanos, sejam um exemplo para todos nós, e o teu nome seja louvado e reconhecido para sempre... 
Um Grande Abraço Velho Amigo dos anos 70, nesse tempo, em que tudo era mais difícil, mas a tua Coragem era ainda Maior. 
Carlos Pereira Mano "O Lhitas", também conhecido por "Pavic", "o velho pescador", que ainda no ínicio dos anos 70, já nesse tempo, nas horas vagas e sem as mínimas condições, levava os mais jovens para pequenos campos de futebol improvisados, como alguns terrenos baldios(quintais) que nesse tempo existiam na aldeia.
Incitava os mais jovens, crianças e adolescentes à prática do desporto em geral e do futebol em particular.
Assim foi durante quase toda uma vida, continuando a sua obra, ao serviço do GD da Cova Gala, e das suas gentes...
Sócio nr.1 e um dos fundadores desde a primeira hora, do Grupo Desportivo Cova da Gala no já longínquo ano de 1977, no dia 5 de Outubro.
Encontrei-o pela última vez em agosto de 2020, num domingo de manhã solarenga, junto ao campo de futebol no Cabedelo. 
Era um dos seus passeios preferidos. 
Confessou-me então, que quando um dia morresse:
 - "Gostaria que as pessoas da Cova Gala me recordassem, como alguém que ajudou a fundar o GD da Gova Gala e que sempre deu o melhor que sabia e podia, para que houvesse sempre, uma fraterna união entre as populações da Cova e Gala, e que dessem então, o meu nome ao Campo de Jogos", 
-"Era a melhor homenagem que me poderiam fazer". 
Aqui fica o seu desejo e a minha sugestão.
Ainda nos dias de hoje, recordamos o Homem, com a sua simplicidade e humildade.
 Assim, como os momentos, quando com ele falávamos, sentimos ainda a sua presença e bondade, desses momentos de alegrias inesquecíveis...

Carlos Pereira Mano "O Lhitas"- O  Homem a quem o desporto Covagalense muito deve...

Faleceu no dia 1 de Novembro, com a bela idade de 91 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...