sexta-feira, 26 de março de 2021

Para a História da Cova Gala (IX) - O Cú de Borracha e o seu Citroen.


O Cú de Borracha, como era carinhosamente apelidado pelos mais jovens da terra e não só, era o paróco de Lavos, de seu verdadeiro nome, José da Cruz Ventura, de estatura média, gordinho, olhar suave e voz calma.
Eram lentos os seus passos ao entrar e sair da Capela, o velho Citroen baloiçava várias vezes, quando entrava e se sentava no banco, antes de arrancar e partir também devagarinho, para Lavos a onde vivia a uns quilometros mais a sul.
Nasceu a 12 deSetembro de 1911 em Folques, concelho de Arganil.
Foi ordenado sacerdote aos 22 anos de idade, tendo sido nomeado Pároco de Lavos em Julho de 1935.
Tomou posse da Paróquia no dia 18 de Agosto, mantendo-se em funções até ao dia 16 de Outubro de 1988. Assim durante cerca de 60 anos, o Padre Ventura conviveu e celebrou todos os actos litúrgicos, tais como confissões, normalmente depois da mssa, baptizados, casamentos e funerais de diversas gerações de habitantes da Cova Gala.
E finalmente as festas anuais, em honra de São Pedro, Padroeiro da Cova Gala que primeiro se realizavam em Janeiro até final dos anos 60, derivado à ausência da grande maioria dos pescadores, que se encontravam durante cerca de 6 meses nos bancos da Terra Nova na pesca do bacalhau, sendo realmente esta festa em grande parte dedicada a eles, esses grandes heróis da "Pesca à Linha do Bacalhau" em dóris.
Mais tarde passou a ser no fim de Junho ou início de Julho, até aos dias de hoje, pois já não se justificava, pois nos anos 70 era já bastante reduzido o número de pescadores do bacalhau, originários da nossa terra.
Os portugueses foram os únicos a pescar em dóris de um só homem em mares traiçoeiros e gelados e numa modalidade extremamente competitiva. Era este o cenário agreste e ondulante do Grande Banco da Terra Nova e da glacial Gronelândia.
Bom, mas o tema era o nosso querido "Cú de borracha" e o seu velhino Citroen, que a garotada mais traquina da nossa terra, de vez em quando pregava partidas, fugindo com o velho carrinho, enquanto o molengão do nosso Padre dava a missa na antiga Capela...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...