Este belo painel de azulejos, representa um dos mais importantes e decisivos acontecimentos da história portuguesa.
Em agosto de 1808, desembarcaram na praia do Cabedelo (antiga praia de Lavos) as forças anglo-lusas comandadas pelo General Wesllesley, para combater as invasões francesas em Portugal.
As populacões da Cova de Lavos, tiveram então, um papel muito importante neste desembarque, em que a valentia dos seus pescadores, foi posta à prova, com a ajuda dos seus barcos de pesca, fizeram o vaivém, no transporte das tropas, que eram, cerca de 13000 homens, navegavam com agilidade e muita coragem os barcos da arte entre as naus, que se encontravam fundeadas ao largo e a praia do Cabedelo.
Depois do desembarque, as tropas Inglesas caminharam para sul, pelo extenso areal de dunas, passando ao lado da povoação de pescadores da Cova de Lavos, onde provavelmente, pararam por momentos para descansar(...)
Depois seguiram mais para nascente, seguindo o caminho junto ao rio onde assentaram o seu primeiro Quartel General nos Armazéns de Lavos...
O General Wesllesley, a quem mais tarde foi dado o título de duque de Wellington, ficou alojado na casa do pároco da mesma localidade.
Foi portanto depois deste desembarque, em que os Covenses, tiveram um papel prepondorante, que se iniciou a marcha para sul do mondego, e travaram duas semanas mais tarde, as batalhas mais duras e decisivas, tais como a de Roliça e do Vimeiro em 17 e 21 de Agosto, que acabariam por derrotar e expulsar definitivamente as tropas Francesas Napoleónicas de Junot, após a assinatura da Convenção de Sintra.
Poderá ver este painel de azulejos de rara beleza, em frente da junta de freguesia de Lavos.
Sem comentários:
Enviar um comentário