quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Para a História da Cova Gala (IV) - Desembarque das tropas Inglesas no Cabedelo (Figueira da Foz)


Este belo painel de azulejos, representa um dos mais importantes e decisivos acontecimentos da história portuguesa.

Em agosto de 1808, desembarcaram na praia do Cabedelo (antiga praia de Lavos) as forças anglo-lusas comandadas pelo General Wesllesley, para combater as invasões francesas em Portugal.

As populacões da Cova de Lavos, tiveram então, um papel muito importante neste desembarque, em que a valentia dos seus pescadores, foi posta à prova, com a ajuda dos seus barcos de pesca, fizeram o vaivém, no transporte das tropas, que eram, cerca de 13000 homens, navegavam com agilidade e muita coragem os barcos da arte entre as naus, que se encontravam fundeadas ao largo e a praia do Cabedelo.

Depois do desembarque, as tropas Inglesas caminharam para sul, pelo extenso areal de dunas, passando ao lado da povoação de pescadores da Cova de Lavos, onde provavelmente, pararam por momentos para descansar(...)

Depois seguiram mais para nascente, seguindo o caminho junto ao rio onde assentaram o seu primeiro Quartel General nos Armazéns de Lavos...

O General Wesllesley, a quem mais tarde foi dado o título de duque de Wellington, ficou alojado na casa do pároco da mesma localidade.

Foi portanto depois deste desembarque, em que os Covenses, tiveram um papel prepondorante, que se iniciou a marcha para sul do mondego, e travaram duas semanas mais tarde, as batalhas mais duras e decisivas, tais como a de Roliça e do Vimeiro em 17 e 21 de Agosto, que acabariam por derrotar e expulsar definitivamente as tropas Francesas Napoleónicas de Junot, após a assinatura da Convenção de Sintra.

Poderá ver este painel de azulejos de rara beleza, em frente da junta de freguesia de Lavos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...