segunda-feira, 21 de junho de 2021

Para a História da Cova Gala (XIII) - O Miradouro do Santiago na Gala



 
No tempo, ainda situado num local privilegiado, conseguia o proprietário deste emblemático miradouro, que já não existe, alcançar grandes espaços com os seus binóculos.  

Tanto a nascente, como a poente, desfrutando de maravilhosas paisagens, que envolviam o rio, passando pelas dunas e o mar ali tão perto...

"Miradouro ou Palácio de Cristal, como era denominado pelo seu verdadeiro proprietário, o Sr Luís Santiago, residente em Lisboa, irmão do Sr Adolfo Santiago que o habitava e, onde em meados do Século passado, foram realizadas tertúlias e verdadeiros banquetes, entre pessoas importantes do nosso País, quer a nível cultural, social e até político. A essas tertúlias foi dado o nome de ; Cabeça, Coração e Estômago.

Foto de uma dessas tertúlias, onde a única mulher presente, é a D. Maria José, a cozinheira. Sentado ao seu lado direito o Sr Adolfo Santiago.
BONS TEMPOS EM QUE A GALA ERA O PARAÍSO DE MUITOS FREQUENTADORES DA FIGUEIRA"


Foto e texto entre parêntesis - Maria Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...