segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Para a História da Cova Gala (XXV) - Carlos Pereira Mano "O Lhitas"



O Homem que marcou a história mais recente do desporto da Cova Gala, pelo empenho, humildade e trabalho em prol do Desporto Covagalense em geral e 
em particular o futebol e o GD Cova Gala. 

Descansa em Paz Velho Guerreiro. 
Que os teus Valores Humanos, sejam um exemplo para todos nós, e o teu nome seja louvado e reconhecido para sempre... 
Um Grande Abraço Velho Amigo dos anos 70, nesse tempo, em que tudo era mais difícil, mas a tua Coragem era ainda Maior. 
Carlos Pereira Mano "O Lhitas", também durante algum tempo conhecido por "Pavic", "o velho pescador", filho da terra e de gentes do mar, que ainda no início dos anos 70, já nesse tempo, nas horas vagas e sem as mínimas condições, levava os mais jovens para pequenos campos de futebol improvisados, como alguns terrenos baldios(quintais) que nesse tempo existiam em grande quantidade na aldeia.
Incitava-os à prática do desporto em geral e sobretudo do futebol, continuando depois com a sua vocação já ao serviço do G.D.C.G, o clube da sua terra, o seu Clube.
Assim foi durante quase toda uma vida...
Sócio nr.1 e um dos fundadores desde a primeira hora, do Grupo Desportivo Cova Gala no já longínquo ano de 1977, no dia 5 de Outubro.
Encontrei-o pela última vez em agosto de 2020, num domingo de manhã solarenga, junto ao campo de futebol no Cabedelo. 
Era um dos seus passeios preferidos. 
Confessou-me então, que quando um dia morresse:
 - "Gostaria que as pessoas da Cova Gala me recordassem, como alguém que ajudou a fundar o GD da Gova Gala e que sempre deu o melhor que sabia e podia, para que houvesse sempre, uma fraterna união entre as populações da Cova e Gala e que dessem então,  o meu nome ao Campo de Jogos", 
-"Era a melhor homenagem que me poderiam fazer". 
Aqui fica o seu desejo e a minha sugestão.
Ainda nos dias de hoje, recordamos o Homem, com a sua simplicidade e humildade no dia a dia.
 Os bons momentos, quando com ele falávamos. sentindo ainda hoje, a sua presença nesses momentos de alegrias inesquecíveis...

Carlos Pereira Mano "O Lhitas" (18/09/1929 - 1/11/2020).

O  Homem a quem o desporto Covagalense muito deve.






Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...