terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

(XX) - Para a História da Cova Gala - Largo da Alminhas - Anos 60.


Gala, cores cinzentas do passado.

O antigo Largo das Alminhas, no final dos anos sessenta, ainda com os restos de um edifício em ruínas.
Ao fundo a estrada nacional coberta com os seus típicos paralelos de pedra granito.
E depois, depois, o rio, e a borda do rio, que não conseguimos avistar, mas que facilmente poderiamos imaginar, a alma, o ex-líbris.de toda a nossa aldeia.
"As ruínas que se vêem, à esquerda, são duma fábrica onde se fazia o encascar de redes (tingir), especialmente da pesca de atalhar. Vê-se, também, a parte de cima da famosa cabine eléctrica para onde os caroços das peras, abrunhos ou marmelos, eram atirados depois de se comer o que as mãos "tiravam" das árvores de fruto. Também se nota o famoso aqueduto, junto à estrada 109 (estrada dos paralelos) onde, por baixo, corriam as águas das valas dos quintas direitas ao pequeno esteiro existente e onde, também se sentavam muitos homens para "dar à língua". 
No canto esquerdo, numa roda de 4 ou mais homens, gritava-se, cara e "croa", caras e bolho, no jogo da chapa. Pois é João Manuel Fidalgo Pimentel, a foto retrata muita existência bacalhoeira no defeso, muita vida dos viviam do que o rio dava (as famosas amêijoas rainha apanhadas à "patada", o encontro das grandiosas cegadas da Cova e da Gala. Local onde se construiu, em 1917, a Capelinha das Alminhas, para ajudar as almas no caminho do Purgatório, quer por rezas quer por esmolas. Local mítico, amigo João Manuel Fidalgo Pimentel, o Largo das Alminhas. Felicito-o por ter postado esta foto. É bom ver e recordar."
(Entre parênteses - comentário de Alberto Afonso)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...