domingo, 1 de junho de 2008

A Fragilidade da Vida...- O Programa 3 -


Pensando assim, talvez não sejamos tão superiores...como queremos fazer crer a nós próprios.
Muitas vezes a mente humana foi comparada a um computador.
Guardando as devidas proporções, ela é de facto um "órgão de computador", responsável pela ordenação e funcionamento das informações produzidas pelo corpo e por ela própria.
De forma diferente de um programa de computador, mente e cérebro foram-se auto-organizando com o processo da evolução da espécie humana.
Ao longo dos tempos, percebe-se uma organização cada vez mais complexa.
Quanto mais complexo o organismo se torna,procurando valores diferentes de subsistência, maior é a necessidade de uma estrutura que receba adequadamente todas as informações e processe-as com agilidade e precisão.
Podemos dizer que no organismo humano a mente, não é necessariamente assim tão precisa nos processos perceptivos, mas de longe possui uma habilidade que nenhum outro organismo possui: a flexibilidade para o processamento da informação.
Mecanismos mentais como os sentimentos, os processos lógicos de raciocínio e tomada de decisões são resultados do processo evolutivo da espécie humana que, de alguma forma, proporcionaram grandes vantagens evolutivas, e em vista disso permaneceram.
Desta forma, a estrutura (cerebral) e a função (mental) foram modelados pelas contingências da sobrevivência e adaptaram-se mutuamente.
Podemos então dizer que, se o cérebro é uma espécie de "computador", é de um tipo muito especial, pois o mecanismo e o programa que o fazem funcionar foram-se constituindo simultaneamente.
As funções desempenhadas pela mente, ao longo do processo de evolução da espécie humana,tiveram um papel predominante e que favoreceu a luta pela sobrevivência.
Esse conhecimento é de utilidade fundamental,visto que é pela compreensão da estrutura de funções como auto-estima, afecto, egoísmo e altruísmo que se poderá compreender o estabelecimento de transtornos mentais.
As grandes faculdades da mente...não evitam também,uma certa fragilidade em alguns aspectos,uma certa insegurança...como já deixamos perceber no início desta reflexão.
A perfeição não existe...simplesmente porque tudo é uma evolução sem fim...
A nossa mente,assim como muitas outras coisas é algo de fantástico,sempre á procura da perfeição que nunca alcançará...
(em A Fragilidade da Vida...- O Programa 3 -)

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...