Mas, o que é em realidade um organismo vivo?
Num plano estritamente científico a vida pode ser definida como "um processo químico de autoperpetuação", que é iniciada com o nascimento e acaba com a morte.
Deste ponto de vista o organismo vivo não seria mais que essa entidade "capaz de desencadear a reacção química e de mantê-la".
Naturalmente esta definição científica parece demasiadamente simplista, sobretudo, se é aplicada a organismos superiores, e em particular ao homem, e de certa forma, com todas as suas limitações e pobreza.
Embora as pessoas se acostumem a pensar que são melhores, que a nossa espécie foi criada à imagem e semelhança de um ser superior, os cientistas têm dito que as coisas não aconteceram bem assim.
Muito do nosso comportamento "civilizado" está relacionado com o comportamento animal.
Seguindo a teoria da evolução, podemos compreender que a mente(o programa) também passou pelo processo evolutivo assim como todos os órgãos, e pôde-se tornar mais complexa em simetria com o aumento do volume encefálico.
Contudo, há estruturas cerebrais primitivas relacionadas intimamente com comportamentos reflexos e processos emocionais que nem sempre são compreendidas em termos racionais, mas que de facto influenciam o nosso comportamento de forma decisiva.
Talvez essa influência seja aquilo que se chama de "inconsciente".
Quando temos um pensamento que gera uma imagem de uma situação triste, um sentimento de tristeza, em maior ou menor grau, é despertado, da mesma forma que, quando nos sentimos tristes, tendemos a recordar mais dos maus momentos que vivemos do que dos momentos felizes.
Portanto, dizer que o pensamento é racional e puro, no sentido de que é desprovido de uma "carga" emocional, é sustentar uma ilusão.
Este estado de coisas passa despercebidamente pela maioria das pessoas, e continuamos a dividir os nossos actos em "racionais" e "irracionais" como se fossem algo qualitativamente diferentes.
Mas não são...
Gostamos de acreditar que somos superiores porque fomos à Lua... porque construímos armas atómicas... porque conseguimos um grande nível de manipulação biológica... mas raramente pensamos nos nossos semelhantes que morrem de fome,que morrem de frio e que são discriminados pelas suas crenças,comportamentos ou opiniões diferentes.
Mais recentemente com o tremor de terra que devastou a China,ou o ciclone que varreu a antiga Birmãnia,em que milhares de pessoas morreram e outras ainda sofrem as consequências...quais foram os nossos pensamentos em relação a estes acontecimentos?
Ou em relação talvez ao nosso vizinho,ali mesmo ao lado que está a sofrer,e nós ignoramos...
Poucos...pensamentos tivemos para com eles.
(em A Fragilidade da Vida...- O Progama 2 -
Sem comentários:
Enviar um comentário