A Festa de São Pedro, em Honra do Padroeiro da Freguesia, é aquela que mais importância tem na vida da maioria dos Cova Galenses e um lugar de destaque no panorama festivo da Cidade da Figueira da Foz.
A sua grandiosidade expressa no seu arraial, com os excelentes espectáculos musicais e outras actividades culturais são vectores de uma animação constante e responsáveis por grandes manifestações de alegria e convívio.
A sua natureza social faz estabelecer novas relações com aqueles que nesta altura do ano nos visitam, fortalecendo e partilhando ideias com familiares ou convidados, que nestes dias acolhemos na intimidade do nosso lar. Serve também como ponto de encontro dos amigos que já não víamos à imenso tempo e é responsável pelo regresso à sua terra natal de muitos dos nossos emigrantes.
A festa de São Pedro transmite-nos uma energia positiva, é promotora das nossas tradições e costumes, desenvolvendo os valores da simplicidade da amizade e da hospitalidade, características do povo da Cova Gala.
Fazendo jus à sua tradição secular, o ponto alto da festa continua a ser a famosa procissão de São Pedro, na tarde de Domingo, numa verdadeira exteriorização de fé dos pescadores, marcada pelo simbolismo do desfile das miniaturas de embarcações, que traduz as origens culturais deste povo, que desde de sempre esteve ligado ao mar. O seu percurso de cerca de três quilómetros por ruas engalanadas e apinhadas de gente, tem uma paragem no Largo da praia da Cova para bênção do mar e realização do célebre Sermão ao seu Padroeiro.
A procissão encerra com a cerimónia da entrega da Bandeira, forma peculiar de assumir publicamente a responsabilidade de organizar a festa no ano seguinte, é sempre um espectáculo pleno de emoção e autenticidade.
Texto: Junta de Freguesia de São Pedrro Cova Gala
Texto: Junta de Freguesia de São Pedrro Cova Gala
Sem comentários:
Enviar um comentário