Para aqueles com idades inferiores aos 50 anos, Gabriela, Cravo e Canela foi a primeira telenovela a passar em Portugal e teve um enorme sucesso.
Fez no passado mês de maio 36 anos que foi apresentado o primeiro episódio na Radiotelevisão Portuguesa em 1977.
A novela passou na televisão portuguesa entre maio e novembro, sempre em horário nobre, à hora do jantar, e cinco dias por semana.
Criou junto do público o hábito de ver telenovelas brasileiras e quem não tinha televisão juntava-se em cafés ou outros estabelecimentos públicos para seguir os muitos capítulos que se seguiram. O sucesso obtido junto do público,foi tanto que abriu as portas às telenovelas brasileiras.
Desde essa época,passaram na televisão portuguesa dezenas de produções deste país. Primeiro, na RTP, em ambos os canais, mas depois também nas estações privadas que entretanto surgiram, a SIC e a TVI.
O sucesso de Gabriela, Cravo e Canela levou a que também os portugueses se aventurassem na produção de telenovelas, tendo a primeira sido Vila Faia, uma produção da Edipim transmitida entre1982 e 1983 na RTP
A telenovela brasileira tinha como vedeta principal a actriz Sónia Braga no papel de Gabriela.
Esta produção brasileira apresentou também aos portugueses uma série de inovações a nível televisivo,como um enredo muito forte,personagens marcantes e situações do quotidiano.
Para além disso, as personagens eram bem interpretadas e o argumento da novela era bem escrito, apresentando a música como elemento fundamental.
Sem comentários:
Enviar um comentário