A candidatura do Fado a património cultural imaterial da humanidade encontra-se entre as sete mais recomendadas pelos peritos da UNESCO, com outras como o conhecimento dos jaguares, pelos xamãs da tribo ameríndia colombiana Yurupari, e os Mariachi, do México.
Hoje fica-se a saber o resultado do Derby do Futebol Português,o tão esperado Benfica-Sporting.
Para o Fado será só amanhã a escolha final,mas de acordo com a listagem divulgada hoje pela UNESCO, em Paris, o Nosso Fado Português está entre as candidaturas mais recomendadas a património cultural imaterial da humanidade, assim como as danças Nijemo Kolo circulares da Dalmácia (Croácia), a música e dança tsiattista do Chipre, assim como a cavalgada de reis, uma tradição da Morávia, no leste da República Checa, que atualmente só se realiza em algumas aldeias locais.
A peregrinação religiosa católica ao santuário do senhor de Qoyllurit´i, no Peru, é a outra candidatura das sete até agora mais bem posicionadas a património imaterial da Humanidade.
Estas sete candidaturas foram as que receberam melhor recomendação por parte do Corpus Subsidiário, o comité de peritos da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura.
Sem comentários:
Enviar um comentário