A sonda Kepler, lançada em março de 2009, é o observatório mais sofisticado do mundo dedicado a estudar planetas.Segundo uma actualização dos cientistas sobre as conclusões deste mês,a nossa galáxia pode ser o lar de 50 biliões (1 bilião= 1 000 000 000 000) de planetas.
Os dados obtidos até agora são muito encorajadores: dos 1.235 possíveis planetas que Kepler observou, 54 parecem estar numa “zona habitável”, ou seja, à distância certa das suas estrelas, onde as temperaturas seriam ideais para ter água líquida. Na Via Láctea ,os pesquisadores prevêem que pelo menos 500 milhões dos 50 biliões de planetas possíveis residam na zona habitável. A sonda Kepler, também identificou 68 candidatos a planetas com o tamanho da Terra.
A sonda detecta um possível planeta, através da observação do leve obscurecimento da luz da sua estrela quando o planeta passa, ou transita, na frente dela. Para planetas com órbitas de cerca de um ano, como o da Terra, o trânsito poderia ocorrer apenas uma vez por ano, assim Kepler teria de observar essa estrela pelo menos durante alguns anos para tirar conclusões ainda mais precisas e definitivas...
O que parece cada mais certo,é que nunca estivemos sós...
Sem comentários:
Enviar um comentário