Científicos espaciais demonstraram através de simulacros que no momento da sua formação,a lua estava muito mais perto da terra,a "escassos" 22.530,8 kilómetros de distancia, comparados com os 402.336 kilómetros de hoje.
Maggie Aderin-Pocock, investigadora espacial, afirma que a lua continua numa órbita que a afasta do nosso planeta,a um ritmo de 3,78 centímetros por ano,mais ao menos,a mesma velocidade que crecem as unhas das nossas mãos.
Segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o nosso Sistema Solar: Neptuno está cercado por 13 delas; Saturno tem 60; Júpiter possui 63.
A Lua terráquea não é a maior de todo o Sistema Solar, Ganimedes, uma das luas de Júpiter, é a maior, mas nossa Lua continua sendo a maior proporcionalmente em relação ao seu planeta. Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 da sua gravidade, é o único corpo celeste visitado por seres humanos e onde a NASA pretende ainda implantar bases permanentes.Como se sabe, o distanciamento do nosso principal satélite natural é também a causa da actividade das marés dos oceanos...
(em"Curiosidades do Nosso Mundo...")
Sem comentários:
Enviar um comentário