quinta-feira, 18 de junho de 2009

NELSON MANDELA...

Nelson Rolihlahla Mandela , foi quanto a mim a grande figura da História Africana.
Homem político Sul-Africano, figura simbólica da luta contra o apartheid e o primeiro presidente negro da República da África do Sul, de 1994 a 1999.
Estudante em direito na universidade de Fort Hare,deu os primeiros passos políticos com Olivier Tambo.
Ambos foram expulsos da universidade em 1940 por terem participado numa greve de estudantes.
Em 1944, fez parte do Congresso Nacional Africano (ANC),principal movimento nacionalista negro,mais tarde fundou com Sisulu e Tambo a Liga da Juventude,dando então o salto definitivo para ter infuência no ANC e lutar contra o regime racista.
En 1962, é condenado a 5 anos de trabalhos forçados, mais tarde em 1964 acusado de sabotagem traição e complot é preso com mais outros militantes e condenado à prisão perpétua .
Em 1990, depois de 26 ans atrás das grades por razões políticas (o que é um record), o então presidente F.W. de Klerk suprime a interdição do ANC e liberta Mandela.
Esteve preso várias vezes durante muitos anos,mas nunca desistiu de lutar pelos seus ideais e pela liberdade do povo Sul-Africano..

(em "Homens Que Fizeram História")

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...