terça-feira, 24 de janeiro de 2023

A Alfândega da Figueira da Foz

Os serviços de Alfândega da Figueira da Foz, instalaram-se em 1707, já lá vão portanto 316 anos... Dizia um velho regulamento que a Alfandega estava onde houvesse “portos secos, molhados e vedados”.

A etimologia da palavra provém do árabe e remete para um lugar de grande movimento, barulho e azáfama. Coincidem, por isso, as alfândegas, com o desenvolvimento do comércio. 
Assim foi entre nós.
A Casa do Paço tinha começado a construir-se no início do século XVIII e poucos anos depois reedificava-se a igreja matriz. A Figueira tinha pouco mais de 700 habitantes e estava ainda a alguns anos de ser vila, mas no final da década de 50 já se reclamava esta pretensão, f
oi elevada à categoria de Vila em 1771
Continuou a crescer ao longo do século XIX devido à abertura de novas vias de comunicação e à afluência de veraneantesA burguesia ganhava cada vez mais preponderância social.
A Alfândega contribuía para as receitas da Câmara e em alguns anos, ainda no século XVIII, o seu contributo chegava a 50% daquele montante, sabendo-se, no entanto, que o seu contributo era um montante fixo. 
A alfândega era um foco de poder com maior protagonismo do que propriamente a Câmara e esse fazia-se sentir a nível tanto económico como social”. Os habitantes “estavam muito mais dependentes da justiça exercida pelo juiz da alfandega do que pelo juiz de fora, porque pelo primeiro passavam as principais determinações sobre as suas actividades”.(*)

(*) Citações retiradas de Oliveira, Isabel, A Figueira da Foz de 1771 a 1790: poder e quotidiano municipal, 2005, ed. da C.M.F.F.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...