quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Invenções do Século XIX - 28 de dezembro de1895, os irmãos Lumière inventam o Cinematógrafo.


A primeira vez que fui ao cinema, foi em 1966, tinha sete anitos, foi no salão do Desportvo Clube Maritimo da Gala, que se situava ali mesmo em frente à borda do rio, com vista para o velho trapiche e o barco de passageiros Luiz Elvira, que estava ali atracado, numa linda noite de verão...
Era um filme de "espadada", como dizia o meu pai, enquanto caminhávamos pela estrada da Cova (diga-se Av. Remígio Falcão Barreto), com uma cadeira na mão.
Foi quase no final do anos escolar, tinha passado para a segunda classe da escola primária, estava mais excitado do que nunca, ainda parámos uns momentos na Gala em casa do meu avô António Cortina para falar com a minha tia e primas.
- É pai vamos "imora", que o filme está quase a começar - Dizia eu puxando-lhe o braço repetidas vezes. Lá chegámos enfim, eu à frente, sempre apressado e o meu pai atrás com a cadeira.
Salvo erro o filme começou às 22 horas, já a noite tinha caído.
Havia já bastante gente quando chegámos, passámos a bilheteira, entrámos, e ali estava ela, um pouco depois da entrada, a grande máquina já estava montada para projectar o filme, algumas crianças, a quem rapidamente me juntei, olhavam maravilhadas, para as grandes bobinas com as películas do filme.
- Saiam daqui meninos, façam favor, deixei-me trabalhar, que já estou atrasado - Resmungava o técnico. enquanto metia a fita cinematográfica intercalada no mecanismo giratório do progector e bebia o que restava do copo de vinho que se encontrava em cima de uma mesa.
Voltei para junto do meu pai, que já tinha marcado território com a sua cadeira no meio do salão, sentei-me no chão a seu lado, olhei o grande pano branco, bem esticado ao fundo do salão em cima do palco. Algumas pessoas passavam apressadas em frente, vindas das retretes que se encontravam no lado direito, ainda perguntei se era um lençol branco.
- Não, não é, cala-te que agora vai começar o filme, e não tenhas medo se veres sangue, isso é tinta de pintar os botes, está bem? - Está bem - Respondi quase silenciosamente.
O filme finalmente começou, eu sentado no chão como muitas outras crianças, e o meu pai na sua cadeira...
Mas voltando à invenção do cinematógrafo em1895, a primeira apresentação pública do cinematógrafo marcou oficialmente o início da história do cinema.
Tratava-se de uma máquina que tornava possível a gravação de uma série de momentos instantâneos, em fotogramas, o que permitia criar a ilusão do movimento.
No dia 28 de Dezembro de 1895, ocorreu a primeira projeção pública das produções dos irmãos Lumière.
Eram pequenos filmes, produções ainda muito rudimentares, em geral documentários curtos sobre a vida quotidiana, com cerca de 2 minutos de projeção e filmados sempre ao ar livre.
Estes foram os títulos dos primeiros filmes da história do cinema, que os irmãos Lumière apresentaram.
“A Saída dos operários das fábricas Lumière”, “A chegada do comboio à estação”, “O almoço do bebé” e “O mar”, foram alguns dos filmes apresentados.
Passados 71 anos depois desta grande invenção, tive a oportunidade de ir ao cinema pela primeira vez, como tantos outros.
Entretanto, o cinema teve uma evolução extraordinária até aos dias de hoje, em todos os seus aspectos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...