segunda-feira, 29 de junho de 2020

Paradoxos Insuportáveis

Vivemos numa tempo em que as contradições são o denominador comum das nossas vidas. Os avanços tecnológicos nunca foram tão notórios como os que sucedem hoje em dia. 
Nas ciências exactas, nas ciências sociais, no fundo em todo o saber, verificam-se avanços a todos os minutos. Contudo, a generalidade dos seres humanos anda infeliz, desapontada e desmotivada.
Com efeito, o que é que traz felicidade ao ser humano? 
O pós segunda guerra mundial, trouxe à generalidade dos povos mais bem estar material. Para isso contribuiu de forma inquestionável, o advento das economias de mercado nos países desenvolvidos do ocidente, liderados pelos Estados Unidos da América.
Criou-se, contudo, a ideia que as soluções económicas conduziriam o ser humano para níveis de felicidade mais altos e aceites por todos. 
O que a actual crise financeira e económica veio demonstrar, derivado sobretudo ao Codiv19, foi que não obstante o desenvolvimento económico realizado, que a economia não pode ser um fim, deve, isso sim, ser um instrumento ao serviço das pessoas.
Com isto não estou a defender que, o mérito e o esforço, não devam ser recompensados. Não devem, no entanto, estar no livre arbítrio de alguns, porque se as sociedades politicamente organizadas em Estados, deixarem as decisões, sem regulamentação, só com a observação das leis do mercado, naqueles que detêm o poder económico, há o perigo de continuarmos a construir um mundo cada vez mais assimétrico. 
Aqueles que terão menos oportunidades serão cada vez em maior número. 
Os factos estão aí à vista de todos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...