segunda-feira, 11 de maio de 2020

Palheiros na Antiga Cova de Lavos nos finais do século XIX

Na margem sul do Mondego predominavam os extensos campos dunares que se estendiam desde a embocadura do rio, seguindo para sul pelo litoral (…)
As pequenas povoações piscatórias eram caracterizadas por construções primitivas de madeira, erguidas por estacaria e denominadas de palheiros. A pesca foi a actividade principal destas populações.

A necessidade de não se distanciarem do mar obrigava-as a construções adaptadas às condições de instabilidade do terreno para vencerem a dinâmica litoral inerente à acção dos ventos e do mar.
A povoação Cova de Lavos foi um exemplo típico desse tipo de aglomerado de palheiros.
 Hoje apenas denominada de Cova, a povoação lembrava uma aldeia lacustre construída sobre uma depressão dunar, em frente ao mar.
Os palheiros da Cova, disseminados por vezes em arruamentos, foram sempre de forma rectangular e chegaram a totalizar as cinco centenas de habitações.

Para reflectirmos um pouco como Covagalenses e darmos  algum exercício à nossa imaginação, tendo como ponto de referência a capela da Gala, aonde iriamos localizar nesta imagem dos finais do século XIX, a actual Avenida Remígio Falcão Barreto?
Sabendo de antecedência que ela fica num espaço paralelo a sul da mesma, estendendo-se quase 1km, em linha recta até ao largo dos Pescadores na Cova.

Na foto: Palheiros da Cova. Em plano intermédio a capela da Gala.

Fonte: "Transição entre os séculos XIX e XX na Figueira da Foz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...