domingo, 24 de maio de 2020

Cova de Lavos - Areias brancas do passado...


No tempo dos tamancos e pés descalços, na areia branca escaldante de um verão antigo.
Casas de madeira construídas sobre estacas, espalhadas pelo areal na terra península.
Ruas que ainda não existiam, todos se conheciam.
Lutas, brigas de desespero por falta de pão...
Pele queimada pelo sol do sofrimento e resistência de querer sobreviver...
Filhos adultos prematuros, na frente da vida.
Tarde de domingo junto à praia, onde muitos se encontravam, ao lado do casario.
Barcos em terra, encostados às dunas esperavam.
Alguns homens sentados na areia, falavam e remendavam redes espalhadas pela praia quase deserta.
Caminhos não haviam, inventavam-se todos os dias...
Todos sabiam quem partira e quando chegara.
Figueira já cidade, ali tão perto na outra margem espreitava, imagem que encantava e fazia falar o povo.
A sul, na Cova de Lavos terra dos meus ancestrais, a vida continuou como sempre, junto ao mar.
Até chegarmos aqui, depois de uma caminhada de séculos, no tempo de tantas vidas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...