Um icebergue do tamanho do Luxemburgo,soltou-se da chamada língua do glaciar Mertz na Antárctica ,depois de receber um violento choque de outro bloco de gelo gigante,que andava à deriva,o B9B mais precisamente.
Nas últimas semanas registraram-se,casos parecidos com outros icebergues,mas não têm nada a ver com as dimensões desproporcionadas deste.
Uma colisão deste tipo,só costuma acontecer,uma vez todos os 50 ou 100 anos.
Os científicos,pensam que este fenómeno teve tanta força,que pode afectar a circulação dos oceanos e diminuir o nível de oxigénio das águas em todo o mundo e por consequência afectar a meteorologia.
Os dois icebergues flutuam agora juntos e à deriva a uns 150 kilómetros da Antárctica ,depois de terem chocado no passado dia 12 de fevereiro.
Segundo o geólogo Neal Young, da "Australian Antarctic Division",este é o maior icebergue que já alguma vez se soltou e tem apróximadamente 2.500 kilómetros quadrados,mais ao menos o tamanho do Luxemburgo e pesa umas 860.000 milhões de toneladas.
É curioso também saber,que este "pedaço" de gelo gigante contém aproximadamente uma quinta parte do total da água que se consome anualmente em todo o mundo...
(em"Meio Ambiente...Efeitos do Aquecimento global")
Figueira da Foz: Iluminação de Natal de 2024 foi hoje ligada! E se não viu
veja aqui em reportagem fotográfica com + de 70 fotos
-
*=Reportagem fotográfica**(sexta-feira 15.nov.2024)**com mais de 70 fotos **VER
AQUI*
*=*
Há 2 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário