sexta-feira, 13 de março de 2009

A Ilha da Morraceira...Pertence a Quem?


Ainda não está resolvida a polémica,sobre a quem pertence a ilha da Morraceira.
Ou melhor dizendo a maior parte,porque uma pequena parte como é do conhecimento público é pertença da Freguesia de São Pedro,nomeadamente a parte noroeste, a única urbanizada e onde se situam os estaleiros navais e outras indústrias.
Três juntas de freguesia disputam a posse do resto da ilhota no rio Mondego que são: São Julião,Vila Verde e Lavos.
A Universidade de Coimbra já fez um estudo para esclarecer a questão dos limites geográficos daquele território.
A investigação conclui que a ilha situada junto à foz do rio deve ser reintegrada na freguesia de São Julião - cuja área actualmente coincide com os limites da cidade da Figueira da Foz - mas tem a oposição das freguesias de Vila Verde, na margem direita, e de Lavos, na margem esquerda, que a reclamam como sua.Uma polémica que dura há quase uma década!!!
Claro que além de outras coisas,o que está em jogo é a distribuição de verbas do Fundo de Fomento das Freguesias - 15 por cento das quais atribuídas a cada autarquia em função da sua área territorial.
Como natural da Cova Gala,espero que os nossos políticos não "toquem" ou equacionem,alguma mudança,na parte que pertence á nossa Freguesia de São Pedro.
Não vá o diabo...porque quando há interesses "monetários" pelo meio...nunca se sabe.
Enfim vamos aguardar...aguardar,aguardar....esperar,suportar, aturar,até que um dia se tome uma decisão definitiva.
Há sempre uma solução,era integra-la completamente na freguesia de São Pedro...já que a parte urbanizada já nos pertence,e solucionava-se todo este problema,olhando o mapa em cima,até teria alguma lógica.
Sei que a proposta,parece ser irrealista,ingénua,mas há muitos naturais da Cova Gala que pensam assim...e não são poucos.
(em "Ilha da Morraceira")

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...