A zona costeira foi sempre de crucial importância para o homem,sobretudo por razões económicas.
Um campo de acção e um factor de vários conflitos e interesses.A costa portuguesa foi também vítima disso com a seu turismo e derivados,como contruções selvagens,muitas vezes sem qualquer planeamento,ou respeito pelo meio ambiente...tudo isto em constante incompatibilidade com a natureza.
O aspecto de uma costa marítima resulta de acções complexas exercidas pelo vento,as vagas,as marés,as correntes...
A tendência actual observada,resume-se ao assoreamento e uma obstrução da barra de um rio ou de um porto, pelas areias,como é o caso da Figueira da Foz.
Ao contrário,do que acontece nas praias a sul,como é o caso na Cova Gala,aonde a erosão se faz sentir já há muitos anos,agravando-se cada vez mais de ano para ano...
As causas desta evolucão,resultam de uma conjunção de um fenómeno global,o aumento do nível do mar,e a acção humana local,como a construção no passado,do molhe norte do porto comercial da Figueira da Foz,e agora o seu futuro prolongamento em cerca de 400 será sem dúvida um factor muito importante,para o aumento da erosão.
Podendo sobretudo ter consequências muito graves para as povoações costeiras a sul do mondego...
As recargas de areias nas zonas mais afectadas,como na Cova Gala,é urgente e necessária,de forma a proteger a paisagem e a proteção natural da costa(as dunas).
É de extrema importância equilibrar estas situações,de maneira a permitir uma interferência correcta,e limitando também o impacto humano sobre a natureza,para evitar a curto-médio prazo os riscos de catástrofes repentinas.
As previsões mais alarmistas,no que diz respeito á evolução do clima,anunciam o aumentam progressivo do nível das águas do mar e o aumento da frequência de tempestades e a sua dimensão.
Como se tem notado nas últimas semanas e mesmo hoje,aonde foi declarado o alerta amarelo,também no distrito de Coimbra.
Por isso seria preferível repensar certas coisas...
Para evitar males maiores...
(em "Ponto de Vista")
Sem comentários:
Enviar um comentário