sábado, 18 de outubro de 2008

Velhos Valores Tradicionais...

Vivemos num mundo de incertezas, em que alguns valores fundamentais, são pouco respeitados. A confiança, sinceridade, solidariedade entre as pessoas, atingiu os níveis mais baixos de sempre. 
Era uma realidade que no tempo dos nossos pais e avós, a entreajuda, humildade e contacto-social estava sempre presente em cada esquina de uma casa. Especialmente na minha terra Cova Gala,  e por esse Portugal fora. Estes valores tradicionais, se asssim quisermos chamar,são indispensáveis para o bem estar de todos. 
Só assim poderemos evoluir de alguma forma positiva na sociedade em que vivemos. É verdade que os tempos são outros. Grandes coisas foram realizadas em proveito das populações. No entanto, outras infuências, tornaram as pessoas diferentes, muitas vezes para pior. 
O sistema político liberal de alto consumo, em que as pessoas são quase forçadas, aliciadas a consumir, está a atravessar um momento de quase pré-falência. Os maus exemplos, dos nossos governantes actuais e anteriores, em nada melhoraram este estado de coisas. 
Atraindo a si os cidadãos com promessas enganosas em tempos eleitorais, para alcançar o poder sem qualquer tipo de escrúpulos, é moeda corrente. A actual crise mundial financeira, também se deve muito,à falta de confiança que existe entre banqueiros e instituições bancárias, derivado a riscos não calculados destas mesmas em investimentos,para obter o máximo de lucros no mínimo espaço de tempo. Algumas encontram-se em condições precárias,não conseguindo obter empréstimos das suas congéneres e quando o conseguem, só com juros altíssimos. A falta de liquidez,vai resultar em menos investimentos e por consequência menos trabalho para todos, sobretudo para aqueles que mais necessitam...O cidadão comum, as famílias portuguesas ressentem-se de tudo isso. O individualismo e egoísmo do sistema reflecte-se a todos os níveis na nossa sociedade. 
Os velhos valores tradicionais dos nossos antepassados, já quase não existem... 
A elevação de sentimentos, nobreza,seriedade, respeitabilidade e honraria., fazem quase parte desse passado também... 

(em "Palavras Vivas Sempre de Actualidade - 2008")

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...