sexta-feira, 2 de maio de 2008

Para Onde Caminhamos...

















O negativismo,deverá sempre que possivel ser repudiado,e tentar ver as coisas, de uma maneira mais positiva.
No entanto a realidade nos tempos da actualidade,está repleta de situações,que nos levam a reflectir especialmente,sobre as preocupações ambientais,que estão ganhando cada vez mais pertinência.
Não será que o problema das alterações climáticas também se deve ao aquecimento global da terra?
O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre devido ao uso de combustíveis fósseis e outros processos a nível industrial, que levam à acumulação, na atmosfera, de gases propícios ao Efeito de Estufa, tais como o Dióxido de Carbono, o Metano, o Óxido de Azoto e os CFC’s.
As idades do gelo, que têm vindo a dominar o planeta, desde há dois milhões de anos - durando dezenas de milhares de anos -, deveram-se a alterações significativas nos calotes polares, levadas a cabo por flutuações na intensidade da radiação solar e variações na distância entre a Terra e o Sol.
No período interglacial, que estamos a atravessar, não se tem verificado quaisquer oscilações, como as indiciadas para períodos interglaciais anteriores, tendo, este período de estabilidade, funcionando como uma "janela" que permitiu o florescimento da civilização humana.
No caso de não se tomarem medidas drásticas de forma a controlar a emissão de gases de Efeito de Estufa é, quase certo, que teremos de enfrentar um aumento da temperatura global que continuará indefinidamente, prevendo que os efeitos serão piores do que quaisquer efeitos provocados por flutuações naturais.
O que significa que iremos assistir, provavelmente, às maiores catástrofes naturais, causadas pelo Homem, alguma vez registadas no planeta.
Para tentar dirimir o problema, a aplicação do Protocolo de Quioto é essencial.
Entretanto grandes quantidades de gases de estufa tem sido emitidos para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750.
A maior parte destes gases são produzidos pela queima de combustíveis fósseis.
Os cientistas pensam que a redução das áreas de florestas tropicais tem contribuído, assim como as florestas antigas, para o aumento do carbono.
No entanto florestas novas nos Estados Unidos e na Rússia contribuem para absorver dióxido de carbono e desde 1990 a quantidade de carbono absorvido é maior que a quantidade liberada no desflorestamento.
Nem todo dióxido de carbono emitido para a atmosfera se acumula nela, metade é absorvido pelos mares e florestas.
Mas isso não chega para inverter a situação,algo terá que ser feito a curto prazo,para evitar o aquecimento global.
Os países desenvolvidos têm que diminuir drasticamente as emissões mesmo que isso inviabilize, a médio prazo, o seu crescimento económico.
Todavia, o maior emissor de gases estufa do planeta, os EUA, não ratificaram e, provavelmente não o farão num prazo previsível, comportamento padrão de um Estado petulante.
Ainda bem que todas as nações europeias e o Japão já o ratificaram, com vista a diminuir as suas emissões até 2010 em 8%, abaixo dos níveis de 1990, mesmo se já tenham admitido que não conseguirão atingir esta meta e somente poderão conseguir reduzir as emissões para 1% em 2010.
Posto isto, quais são as consequências imediatas do Aquecimento Global?
O Árctico está a derreter - a cobertura de gelo da região no verão diminuiu ao ritmo constante de 8% ao ano há três décadas.
Em 2005, a camada de gelo foi 20% menor em relação à de 1979, uma redução de 1,3 milhão de KM2, o equivalente à soma dos territórios da França, da Alemanha e do Reino Unido.
No entanto, no Hemisfério Sul, durante os últimos 35 anos, o derretimento apenas aconteceu em cerca de 2% da Antárctida; nos restantes 98%, houve um esfriamento e a massa da neve deverá aumentar durante este século.
Os furacões estão cada vez mais fortes - devido ao aquecimento das águas, a ocorrência de furacões das categorias 4 e 5 (os mais intensos da escala), dobrou nos últimos 35 anos.
O nível do mar subiu - a elevação, desde o início do século passado, está entre 10 e 25 centímetros.
Em certas áreas litorais, como algumas ilhas do Pacífico, significou um avanço de 100 metros na maré alta.
Actualmente, o nível das águas poderá subir entre 14 e 43 cm.
A erosão da costa Portuguesa,é uma prova de que algo está a mudar...
Na Cova Gala,também se nota isso mesmo,para não falar em outras localidades,onde a situação é ainda mais preocupante.
Num espaço de tempo de 50 anos,o mar já teria avançado uns 150 metros,nas estimativas mais positivas,isto no que diz respeito á nossa bela terra...situada entre o rio e o mar...
Derivado ao aquecimento global os desertos avançam ...o total de áreas atingidas por secas dobrou em trinta anos.
Um quarto da superfície do planeta é agora deserto.
Só na China, as áreas desérticas avançam 10.000 KM2 por ano.
Na nossa vizinha Espanha,falou-se muito recentemente que na sua região mais industrial,a Catalunha vai haver falta de água potável durante o verão de 2008,que se apróxima a passos largos.
Portugal não foge á regra,dando também já alguns sinais de preocupação.
Todos nós sabemos, que o nosso planeta Terra,não nos poderá oferecer para a eternidade a vida,como ela é actualmente.
Factores irreversíveis,como a extinção do Sol é do conhecimento geral...mas isso seria só a longuíssimo prazo,daqui a milhões de anos...
Mas a médio prazo,poderemos ser todos nós,os grandes culpados,da maior castástrofe natural causada pelo ser humano...no "Planeta Azul"...o nosso Planeta.




( em "A verdade")

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...