sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Para a História da Cova Gala (XV) - A Ponte do Buquete

 

Em tempos mais recuados, quando o Mondego a sul da sua Foz, se acercava com as suas águas e se infiltrava mais a poente junto da aldeia, formando depois na baixa-mar, a "Croa" dos Caícos.

A norte da povoação da Gala, onde actualmente se situa a entrada do Porto de Pesca, aproximadamente, havia a ponte do Buquete, que se impunha com todo o seu esplendor e magia, atraindo os pescadores da aldeia, e outros caminhantes que se deslocavam para o Cabedelo, para a Praia dos Blocos, ou simplesmente para a margem sul do rio.
Foi sempre também, um motivo de passeio de namorados e namoros, pelas "motas" e muralhas deste aprazível lugar, de águas suaves...
A ponte do "Cóxinho", como também era apelidada nesse tempo, marcava a sua deliciosa presença, permetindo a travessia para o outro lado da doca.
Era o pequeno e mimado ex-líbris, de um lugar maravilhoso das povoações da Cova e Gala, entretanto, ofuscado e enterrado para sempre..

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...