quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

A minha praia de sempre...


A minha praia preferida, aquela, a que muitos no meu tempo dos anos 60, início de 70, apelidavam de Praia do Catavento, ainda antes da construção dos primeiros molhes em frente à aldeia, para combater de alguma forma a erosão costeira, que já se fazia sentir derivado à subida do nível do mar. 
O prolongamento do mollhe norte da barra da Figueira da Foz, agravou ainda mais, toda esta situação, além de outros planeamentos e decisõs erradas das entidades (in)competentes.
"A minha Praia do Catavento", situava-se no extrermo sul da povoação da Cova, com vastas dunas, onde imponente estava a contrução metálica do catavento, e, nas manhãs de domingo soalheirento, algumas vezes trepei para olhar o mar e o seu horizonte, que tantas vezes me fez sonhar...

Nesta fotografia, salvo erro, tirada há cerca de 7 anos atrás, o passadiço, que dava acesso à praia, ainda estava completo, embora já se notasse, uma grande erosão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...