A Traineira, é uma embarcação empregada na pesca da sardinha com trainas, uma grande rede, utilizada sobretudo na pesca da sardinha.A traineira e a sardinha, são indiscutivelmente as "personagens" mais importantes do mar da costa portuguesa. Deste país, plantado à beira do Oceano Atlântico... A traineira e a sardinha, sempre tiveram ao longo dos tempos, um importante papel cultural e económico em Portugal.
Muitos Covagalenses desde o início, e até aos dias de hoje, continuam a trabalhar no mar, neste tipo de pesca, para salvaguardar o sustento das suas famílias.
A Figueira da Foz, desde sempre teve uma grande frota de traineiras, na pesca da sardinha.
Vários portos de pesca e lotas, em locais diferentes para a descarga e venda do peixe.
A popular "Praia da Sardinha", como também era conhecida, talvez a primeira, e que se situava em frente ao Jardim Municipal, onde se fazia a descarga e venda do peixe.
Mais para o interior do mondego, foi também durante muitos anos, porto de pesca e lota, ao direito da estação de comboios.
Actualmente Porto de Pesca Costeira situa-se no Cabedelo, no troço final da confluência do braço sul do Rio Mondego com o Canal principal e encontra-se concessionado à empresa Docapesca - Portos e Lotas, S.A..
Não muito longe, na Gala, a umas escassas centenas de metros, encontra-se o Portinho da Gala para a Pequena Pesca, gerido pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Sem comentários:
Enviar um comentário