O navegador de Belmonte partira numa expedição à Índia, mas a frota de 13 naus afastou-se da costa, pensa-se que de modo intencional.
Pedro Álvares Cabral acaba por descobrir o Brasil, a 22 de abril de 1500.
Nascido em Belmonte em 1467. Fidalgo, comandante militar, navegador e explorador, Cabral foi nomeado para liderar a rota de 13 naus que iria em expedição à Índia, com o objectivo de estabelecer relações comerciais e permitir a Portugal dominar o monopólio das valiosas especiarias, que estava nas mãos dos árabes, italianos e turcos.
A expedição seguiria pela rota de Vasco da Gama, recém-inaugurada, à volta de África. Mas Pedro Álvares Cabral desvia as naus para o Atlântico, afastando-se da costa africana – pensa-se que o terá feito de forma propositada.
Cavalgando pelos mares, a frota portuguesa grita ‘terra à vista’. O que se julgava ser uma ilha enorme recebeu o nome de batismo: Vera Cruz. Cabral e os seus homens continuam a desbravar as águas atlânticas e percebem que o que parecia uma ilha é, afinal, um continente.
Um dos navios regressa a solo lusitano para notificar D. Manuel I da descoberta. Uma vez que o território estava dentro do hemisfério português – ao abrigo do Tratado de Tordesilhas, o rei reivindica para a Coroa Portuguesa as terras que mais tarde constituiriam o Brasil.
Sem comentários:
Enviar um comentário