Faz hoje cinco anos, dia 29 de agosto que a passagem desastrosa do Poderoso Furacão Katrina ,com ventos de 240 km/h e chuvas torrenciais,arrasaram a cidade de Nova Orleães na Lusiana do Sul, os diques em torno da cidade ruíram ,ondas gigantes arrancaram dos alicerces quarteirões inteiros de casas de madeira, com muitos moradores ainda lá dentro.
As águas inundaram 80% da cidade,em que não escapou também o Bairro Francês, centro histórico da cidade, outrora famosa pelo jazz e pelo seu clima boémio.
As águas levaram cerca de dois meses a baixar ao nível normal, equipas de resgate continuaram a resgatar cadáveres seis meses depois.As águas inundaram 80% da cidade,em que não escapou também o Bairro Francês, centro histórico da cidade, outrora famosa pelo jazz e pelo seu clima boémio.
Quase 2000 pessoas perderam a vida,e obrigou a deslocação de um milhão de outras.
A reconstrução de Nova Orleães,ainda está em curso passados cinco anos e veio mostrar ao mundo as fragilidades dos Estados Unidos ,a desigualdade racial e a pobreza que existia e existe na maior potência mundial.
(em"Furacão Katrina mudou para sempre a face de Nova Orleães")
Sem comentários:
Enviar um comentário