Este artigo publicado no Jornal "O Figueirense",é bem elucidativo da força que têm os blogues na política actual,tanto local como nacional,e agora que as eleições autárquicas, que se realizam a 11 de Outubro,se aproximam a passos largos,mais evidente e viva se torna esta força.
Força que ninguém pode dar-se ao luxo de esbanjar...perguntem aos nossos políticos locais e não só...que concorrem nas próximas eleições autárticas.Não resisti à tentação de transcrever e publicar.
O fenómeno da Internet é curioso. A chamada auto-estrada da informação é, realmente como dizem, uma via de dois sentidos.
Se por um lado torna mais fácil a circulação do tráfego (informação), por outro lado causa sérios engarrafamentos (informação enganosa).
Ainda assim, a blogosfera assume cada vez mais um lugar de destaque nos meios de propagação noticiosa/informativa. A que se quer e a que se não quer.
As novas tecnologias permitem, como consabido, que em qualquer esplanada de um qualquer café se saibam pormenores de acontecimentos que têm lugar aqui e ali. Por exemplo, é possível estar-se calma e tranquilamente sentado num qualquer aprazível lugar e, ao minuto, saber-se pormenores de reuniões político-partidárias que acontecem nesse preciso momento. Como aconteceu recentemente no Conselho Nacional do PSD que aprovou as listas de deputados.
Quem está, o que disse, quem retorquiu, etc. A mensagem passa rapidamente dos telemóveis para os mails e destes para o twitter, facebooks, HI5 e outros sítios na net. Dessa forma, facilmente se toma conhecimento de decisões e discussões em meios fechados ao comum dos mortais sem cartão de militância político-partidária.
Mas isto não fica por aqui. De forma quase sempre anónima, autores de blogues vão editando e colocando à discussão pública vários temas. Também quase sempre com uma actualidade cirúrgica.
Os noctívagos aprontam-se a deixar opiniões - também sob a capa do anonimato, não vá alguém pedir contas!! - umas vezes fundamentadas, outras não passando de mero exercício do jogo do "atirar o barro à parede a ver se pega". Mas a verdade é que muitas - mais do que alguns gostariam - a informação até vem a confirmar-se mais cedo ou mais tarde, para "desgraça" de uns e gáudio de outros.
São "lançados às feras" os nomes de putativos candidatos e elaboram-se as conhecidas teorias de conspiração. Umas facilmente desmontáveis, outras nem por isso.
A blogosfera não pode ser desprezada e até mesmo os que dizem não navegar nessas “águas”, acabam por lá ir “beber”. E se fosse possível confirmar, por certo os "favoritos" e os "históricos" deitariam por terra esta falácia tão apregoada às brisas da Figueira.
Na Figueira da Foz o blogue "Linda Figueira" é, atendendo ao número de posts e comentários, o mais lido, no que respeita às lides partidárias. Num outro registo, o "Autárquicas Figueira" vai dando conta da principal actividade nesta pré-época autárquica.
Outros, caso do "Outra Margem", é mais directo, ainda que opinativo. Mas tem um rosto, está perfeitamente identificado.
Cabe ainda lugar à referência a dois blogues locais, de ex-autarcas: o "Lugar para Todos" de Luís Melo Biscaia e o "Quinto Poder", de Saraiva Santos. Rasgam-se compromissos, partem-se grilhetas da militância ultrapassada e, de forma clara e também identificada, debitam-se opiniões. Para muitos é a mais clara forma do conhecido"choque tecnológico"
Sem comentários:
Enviar um comentário