segunda-feira, 18 de julho de 2011

Camaleões...As Cores Dizem Tudo...

Ao contrário do que muitos pensam,os camaleões não mudam de cor só para se confundir com a paisagem. Na verdade, embora a sua camuflagem sirva tamém para isso, a principal função da mudança de cor é para alertar os vizinhos de uma ameaça de perigo.A maioria dos camaleões e algumas espécies de lagartos são capazes de mudar a cor da sua pele .
"A velocidade com que um lagarto muda de cor varia, mas em condições normais, pode demorar apenas alguns segundos”, quem o é diz Jonathan Campbell, presidente do departamento de biologia na Universidade do Texas, Estados Unidos, pesquisador de herpetologia e estudo de anfíbios e répteis.
A alteração das cores também é uma forma de se comunicar. Os machos de algumas espécies de camaleão mudam de cor quando se estão a preparar para lutar, por exemplo, quando um Camaleão Pantera, que normalmente é azul ou verde com uma listra branca horizontal  fica irritado ou se sente ameaçado, as suas cromatóforas vermelhas expandem-se, bloqueando as cores verde ou azul nas camadas da pele por baixo. A tonalidade vermelha é um aviso a outros camaleões que não se devem aproximar.
Os camaleões também usam as cores para transmitir a sua disponibilidade sexual. Um Camaleão Pantera macho à procura de uma companheira mostra uma mistura colorida de azul, verde, amarelo, vermelho e branco, na tentiva de impressionar as fêmeas.
Elas,que geralmente têm uma cor acastanhada com tons cor de rosa ,adquirem um castanho escuro ou preto com listras laranjas quando estão grávidas, enviando assim um sinal claro aos machos da região que já  não estão interessadas ​​em acasalamento...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...