segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Blogosfera e o “choque tecnológico”

A blogosfera não pode ser desprezada e até mesmo os que dizem não navegar nessas “águas”, acabam por lá ir “beber”.
Este artigo publicado no Jornal "O Figueirense",é bem elucidativo da força que têm os blogues na política actual,tanto local como nacional,e agora que as eleições autárquicas, que se realizam a 11 de Outubro,se aproximam a passos largos,mais evidente e viva se torna esta força.
Força que ninguém pode dar-se ao luxo de esbanjar...perguntem aos nossos políticos locais e não só...que concorrem nas próximas eleições autárticas.Não resisti à tentação de transcrever e publicar.
O fenómeno da Internet é curioso. A chamada auto-estrada da informação é, realmente como dizem, uma via de dois sentidos.
Se por um lado torna mais fácil a circulação do tráfego (informação), por outro lado causa sérios engarrafamentos (informação enganosa).
Ainda assim, a blogosfera assume cada vez mais um lugar de destaque nos meios de propagação noticiosa/informativa. A que se quer e a que se não quer.
As novas tecnologias permitem, como consabido, que em qualquer esplanada de um qualquer café se saibam pormenores de acontecimentos que têm lugar aqui e ali. Por exemplo, é possível estar-se calma e tranquilamente sentado num qualquer aprazível lugar e, ao minuto, saber-se pormenores de reuniões político-partidárias que acontecem nesse preciso momento. Como aconteceu recentemente no Conselho Nacional do PSD que aprovou as listas de deputados.
Quem está, o que disse, quem retorquiu, etc. A mensagem passa rapidamente dos telemóveis para os mails e destes para o twitter, facebooks, HI5 e outros sítios na net. Dessa forma, facilmente se toma conhecimento de decisões e discussões em meios fechados ao comum dos mortais sem cartão de militância político-partidária.
Mas isto não fica por aqui. De forma quase sempre anónima, autores de blogues vão editando e colocando à discussão pública vários temas. Também quase sempre com uma actualidade cirúrgica.
Os noctívagos aprontam-se a deixar opiniões - também sob a capa do anonimato, não vá alguém pedir contas!! - umas vezes fundamentadas, outras não passando de mero exercício do jogo do "atirar o barro à parede a ver se pega". Mas a verdade é que muitas - mais do que alguns gostariam - a informação até vem a confirmar-se mais cedo ou mais tarde, para "desgraça" de uns e gáudio de outros.
São "lançados às feras" os nomes de putativos candidatos e elaboram-se as conhecidas teorias de conspiração. Umas facilmente desmontáveis, outras nem por isso.
A blogosfera não pode ser desprezada e até mesmo os que dizem não navegar nessas “águas”, acabam por lá ir “beber”. E se fosse possível confirmar, por certo os "favoritos" e os "históricos" deitariam por terra esta falácia tão apregoada às brisas da Figueira.
Na Figueira da Foz o blogue "Linda Figueira" é, atendendo ao número de posts e comentários, o mais lido, no que respeita às lides partidárias. Num outro registo, o "Autárquicas Figueira" vai dando conta da principal actividade nesta pré-época autárquica.
Outros, caso do "Outra Margem", é mais directo, ainda que opinativo. Mas tem um rosto, está perfeitamente identificado.
Cabe ainda lugar à referência a dois blogues locais, de ex-autarcas: o "Lugar para Todos" de Luís Melo Biscaia e o "Quinto Poder", de Saraiva Santos. Rasgam-se compromissos, partem-se grilhetas da militância ultrapassada e, de forma clara e também identificada, debitam-se opiniões. Para muitos é a mais clara forma do conhecido"choque tecnológico"
(em Blogosfera e o “choque tecnológico”-Publicado no Jornal "O Figueirense" )

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...