sábado, 21 de novembro de 2009

As Rotundas da Minha Terra...( 8 )

Esta Rotunda,é uma homenagem às tropas Inglesas de Wellington que desembarcaram na praia do Cabedelo no dia 1 de Agosto de 1808 na margem esquerda do estuário do Mondego,para então apoiar as revoltas que haviam em Portugal e também em Espanha contra a ocupação francesa de Napoleão.
O governo inglês achou que era uma boa oportunidade de fazer a guerra a Napoleão, longe do seu território. A costa ocidental da Península Ibérica constituía uma boa porta de entrada no continente.
O desembarque dos ingleses, estava previsto inicialmente no norte de Espanha na Corunha,mas veio a acontecer junto à foz do rio Mondego, já que os espanhois recusaram ajuda militar...Estavam assim criadas as condições para que o desembarque das tropas de Wellington se fizesse no Cabedelo, com um contingente de treze mil homens juntando-se no mesmo local aos portugueses para assim pôr termo à primeira invasão francesa derrotando Junot na batalha do Vimieiro em 17 de Agosto do mesmo ano.
(em"As Rotundas da Minha Terra...( 8 )")

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...