sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Via Láctea manterá forma actual...

A nossa galáxia deverá manter-se uma espiral, embora com núcleos estelares na periferia.
A matéria negra assegurará a coesão, sustenta novo modelo
Uma simulação de computador realizada por uma equipa liderada pelo astrónomo Stelios Kazantzidis, da Universidade Estadual de Ohio, sugere que com toda a probabilidade a nossa galáxia, Via Láctea, não será destruída na colisão iminente com galáxias globulares, no caso, as Nuvens de Magalhães (grande e pequena).
Segundo este modelo, divulgado em dois artigos na revista científica Astrophysical Journal, a misteriosa matéria negra que constitui a maior parte da matéria do universo terá um papel crucial na evolução da Via Láctea e na manutenção da sua forma em espiral, embora com uma periferia rica em glóbulos estelares.
Enfim, em vez de se dissipar pelo espaço, a galáxia ficará mais compacta, ganhando núcleos periféricos luminosos.
Esta forma pode ser vista na imagem, que resulta da simulação de Kazantzidis e que é semelhante à de outras galáxias onde se acredita que houve colisões.

(em "A Nossa Galáxia" fonte Diáro de Notícias)

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...