terça-feira, 22 de abril de 2014

Efemérides - 22 de Abril de 1500 - Pedro Álvares Cabral descobre o Brasil


O navegador de Belmonte partira numa expedição à Índia, mas a frota de 13 naus afastou-se da costa, pensa-se que de modo intencional. 
Pedro Álvares Cabral acaba por descobrir o Brasil, a 22 de abril de 1500. 
Nascido em Belmonte em 1467. Fidalgo, comandante militar, navegador e explorador, Cabral foi nomeado para liderar a rota de 13 naus que iria em expedição à Índia, com o objectivo de estabelecer relações comerciais e permitir a Portugal dominar o monopólio das valiosas especiarias, que estava nas mãos dos árabes, italianos e turcos.
A expedição seguiria pela rota de Vasco da Gama, recém-inaugurada, à volta de África. Mas Pedro Álvares Cabral desvia as naus para o Atlântico, afastando-se da costa africana – pensa-se que o terá feito de forma propositada.

Cavalgando pelos mares, a frota portuguesa grita ‘terra à vista’. O que se julgava ser uma ilha enorme recebeu o nome de batismo: Vera Cruz. Cabral e os seus homens continuam a desbravar as águas atlânticas e percebem que o que parecia uma ilha é, afinal, um continente.
Um dos navios regressa a solo lusitano para notificar D. Manuel I da descoberta. Uma vez que o território estava dentro do hemisfério português – ao abrigo do Tratado de Tordesilhas, o rei reivindica para a Coroa Portuguesa as terras que mais tarde constituiriam o Brasil.

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...