sábado, 30 de agosto de 2014

Benfica - Sporting - O Dérbi no tempo (1907), em que os jogadores mudavam de clube por terem direito a um banho de água quente...

Maio de 1907. Ora aí está uma data para sempre gravada na história do futebol português.
Apesar do triunfo sobre o Carcavelos (2-1 em Fevereiro desse ano), o Benfica assiste à deserção de oito jogadores para o Sporting, clube apenas com um ano de existência mas a oferecer banho quente e camisolas novas ao intervalo. Irresistível, não?
José da Cruz Viegas, Emílio de Carvalho, Albano dos Santos, António Couto, António Rosa Rodrigues, Daniel Queirós dos Santos, Cândido Rosa Rodrigues e Henrique Costa são os primeiros "vira-casacas", desertores mesmo.
O Sporting é o primeiro grande a roubar jogadores aos rivais, o Benfica é o primeiro clube a entrar numa crise e a levantar-se impulsionado pela força e amor à camisola de outros intervenientes. A partir deste momento, nada será como dantes em Portugal. Escrevam isso.
Então designado Grupo Sport Lisboa, o Benfica perde com o Sporting, por 2-1, a 1 de Dezembro de 1907, naquele que é o primeiro jogo oficial entre os dois clubes.
Na segunda volta, regista-se idêntico resultado para os leões. Só em Outubro de 1908 surge a primeira vitória do Benfica no dérbi: 2-0 no campo da Feiteira, com os leões a estrearem as camisolas bipartidas - verde de um lado, branco do outro, com calções brancos.
Amanhã às 19 horas, vamos ter o dérbi 161.º,com todos os jogadores a terem direito a um banho de água quente e não só...

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...