sábado, 5 de julho de 2014

Efemérides - 5 de julho de 1996, nasce a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado do mundo

A 5 de julho de 1996, nasceu a ovelha Dolly, na Escócia, fruto de um trabalho científico que resultou no primeiro mamífero clonado do mundo. Dolly viria a morrer a 14 de fevereiro de 2003.

Os investigadores Keith Campbell e Ian Wilmut criaram no Instituto Roslin, através do processo de clonagem, a ovelha Dolly.
Dolly foi clonada a partir das células da glândula mamária de uma ovelha adulta com cerca de seis anos, através de uma técnica conhecida como transferência somática de núcleo.

A mais célebre ovelha do mundo teve uma vida normal e deu à luz duas crias. Até que em 1999 foi divulgado um trabalho na revista Nature, segundo o qual Dolly poderia tender a desenvolver formas de envelhecimento precoce.
Esta questão suscitou uma acesa polémica na comunidade científica, relativamente à influência da clonagem nos processos de envelhecimento – tema que ainda na actualidade permanece obscuro.

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...