sexta-feira, 18 de abril de 2014

25 Abril: O que escreviam os jornais há 40 anos?

A orelha de Mao, a praia da Figueira da Foz e as eleições em França dominavam as capas do Diário de Notícias e Jornal de Notícias, a 18 de abril de 1974.
As eleições em França continuavam na primeira página dos dois jornais. O Diário de Notícias escrevia «começou a corrida aos votos do eleitorado», enquanto o Jornal de Notícias destacava uma frase de Mitterand: «não sou anti-americano».
Mas a manchete do JN fazia-se com as «preocupações quanto à sorte da praia» da Figueira da Foz e a pergunta «é possível conciliar petróleo e turismo?».
No desporto, o JN voltava a destacar a Taça Davis, com a derrota em pares frente à Irlanda: «Vaz Pinto e Vilela - um par desfasado».
No Diário de Notícias, além das eleições francesas, a situação em Israel, a ONU e o petróleo do Kuweit, «os aviões de combate da U.R.S.S. para a Síria» e do lado esquerdo, uma crónica sobre «a orelha de Mao», ou como a Rússia e a China patrocinavam «os movimentos antiportugueses do Ultramar».
- Primeira página do DN, 18 abril 1974
Foto: DN/Arquivo

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...