sábado, 14 de outubro de 2017

Figueira da Foz de Antigamente.- O Americano

O antepassado dos carros elétricos, puxado por um par de mulas e utilizando os seus próprios carris, ficou conhecido em Portugal como "Carro Americano".
No final do século XIX havia "americanos" em quase todas as grandes cidades portuguesas.
Muitos dos veraneantes espantavam-se ao encontrar tal comodidade, em versão estival, na praia mais frequentada do centro do país: a Figueira da Foz.
Foi em 1872 que a empresa das minas do Cabo Mondego apresentou à Câmara o requerimento para a instalação de um caminho de ferro. Dois anos mais tarde já havia carreiras vindas de Buarcos.
Os preços oscilavam entre os 2O e os 9O réis.
A sua chegada à Figueira simbolizou, para os turistas de 1872, o invejável progresso de uma das mais elegantes praias oitocentistas.

Fonte:Cavalo Selvagem

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...