terça-feira, 1 de setembro de 2015

Grave crise na pesca da sardinha, poderá obrigar pescadoresa a emigrarem

"Com que espírito é que vamos agora para o mar?" 
A pergunta é feita diariamente pelos cerca de trezentos pescadores da sardinha de Peniche e Nazaré, que há 11 dias ultrapassaram as quotas de captura, e foram obrigados a parar os barcos. Com o mar "cheio de peixe", asseguram, estes homens estão apenas autorizados a capturar carapau e cavala, cujo valor de venda ronda os 2 ou 3 cêntimos.
Na Figueira da Foz e Matosinhos ainda se pesca. A compensação aos armadores (donos das embarcações) é calculada em função de uma fórmula que tem em conta a categoria do barco. Já as compensações aos tripulantes são fixas: 20 euros para marinheiros/pescadores, 24 euros para mestres e 27 euros para oficiais.
Evangelino Rosário tem 25 anos e há sete que anda no mar. Casado, com um filho pequeno, não sabe o que lhe reserva o futuro e está apreensivo. Sentado no barco Tudo por Deus atracado no porto de Peniche, cruza as mãos no peito, baixa a cabeça e lembra: "Ninguém consegue viver com três meses de trabalho", principalmente quando a mulher "tem trabalho temporário". 
"Esta é a melhor altura para pescar sardinha, porque tem maior valor comercial", explica, garantindo não ter conseguido "amealhar nada" com os três meses que já trabalhou. "Tenho uma família para sustentar e por isso estou a pensar ir para o estrangeiro", assume, enquanto coça a cabeça, rematando depois: "Eu não sei fazer mais nada... a minha vida sempre foi a pesca.... 
O que vou fazer agora?"
Fonte: DN

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...