sábado, 7 de junho de 2014

Efemérides - A 7 de junho de 1494, Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas

Na povoação castelhana de Tordesilhas, é assinado em 1494 o Tratado de Tordesilhas, que consistiu num acordo entre o Reino de Portugal e o Reino da Espanha (recém-formado) de divisão das terras do mundo. 
Todos os territórios fora da Europa pertenceriam às Coroas ibéricas.
Este tratado nasce após a contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola, decorrentes da viagem de Cristóvão Colombo. Cerca de um ano e meio antes, Colombo chegara ao chamado ‘Novo Mundo’, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica.
Com este acordo entre os reinos da península, estabeleceu-se uma linha de demarcação, a 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde.
Essa linha situava-se entre estas ilhas (portuguesas, na altura) e as ilhas das Caraíbas, descobertas por Colombo.
A Portugal pertenciam os territórios a leste desse meridiano, sendo que as terras localizadas a oeste seriam posse de Espanha.
Assinado a 7 de junho de 1494, o Tratado de Tordesilhas viria a ser ratificado por Espanha a 2 de julho e por Portugal a 5 de setembro do mesmo ano.

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...