sábado, 3 de maio de 2014

Efemérides - 2 de Maio de 1519, Morre Leonardo da Vinci

Dois de maio de 1519, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História da pintura. Destacou-se com obras como "Mona Lisa" ou a "A Última Ceia", mas também deixou a sua marca na ciência, com a utilização da energia solar. Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, a 15 de abril de 1452 e foi uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, destacando-se em diversas áreas, desde a pintura à poesia, passando pela arquitectura, botânica e escultura.

 Mas da Vinci deixou uma marca na História noutras áreas: como cientista, matemático, engenheiro e até inventor. O seu nome está ainda ligado ao desenvolvimento da aviação e da balística, sendo que é considerado um dos grandes homens do Renascimento.Dono de capacidades quase sobre-humanas, este italiano destacou-se, sobretudo, na pintura, deixando obras notáveis e reconhecidas mundialmente, como "Mona Lisa" ou a "A Última Ceia".Fora da sua grande arte, destacou-se pela inovação, desde a invenção de uma calculadora, um helicóptero e um tanque de guerra, à utilização da energia solar e a sustentação de uma tese sobre placas tectónicas.

Da Vinci é considerado o maior génio da História da Humanidade, pela sua criatividade e pela multiplicidade de talentos, nas áreas da ciência e da arte.

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...