quarta-feira, 16 de abril de 2014

A praia da Figueira da Foz,é o maior areal urbano da Europa,sabem porquê?

A praia da Figueira da Foz, numa extensão de mil metros entre o molhe norte do porto comercial e a vila de Buarcos, acumula, por ano, o equivalente a 23 mil camiões carregados de areia.
Um geógrafo que estuda o movimento de areias na faixa litoral entre o Cabo Mondego e São Pedro de Muel conclui que, anualmente, o volume de areia que fica retido na praia da Figueira da Foz ascende a 230 mil metros cúbicos, o equivalente a 23 mil camiões que, se dispostos em fila contínua, ocupariam os mais de 300 quilómetros de ligação por autoestrada entre Lisboa e Porto.
De acordo com José André, a areia acumulada na praia da Figueira da Foz nos últimos três anos, é consequência directa do prolongamento em 400 metros do molhe norte do porto comercial e contribui para a erosão verificada nas praias a sul, desde os areais da Cova-Gala até à praia do Pedrogão, já no distrito de Leiria.
A praia da Figueira da Foz, o maior areal urbano da Europa, possui, actualmente, cerca de 650 metros de extensão no seu ponto mais largo e tem vindo a crescer cerca 40 metros por ano, desde o prolongamento do molhe norte, em 2010.
É tão simples como "2+2" serem quatro,no entanto insistem em cometer erros que provocam depois mais erosão a sul, e areia a mais na praia da Figueira.
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...