quarta-feira, 12 de março de 2014

Efemérides - 12 de Março de 1572 - Publicação da Epopeia "Os Lusíadas" de Luís de Camões




"Os Lusíadas", de Luís de Camões,a epopeia  que relata as descobertas e os feitos históricos portugueses
“As armas e os barões assinalados; Que da ocidental praia Lusitana; Por mares nunca de antes navegados; Passaram ainda além da Taprobana; Em perigos e guerras esforçados; Mais do que prometia a força humana; E entre gente remota edificaram; Novo Reino, que tanto sublimaram...”.
Eis a primeira oitava de ‘Os Lusíadas’, de Luís Vaz de Camões, uma das maiores obras literárias jamais escritas por um autor português. 
É uma obra poética, considerada a epopeia portuguesa por
excelência, que se prevê ter sido concluída em 1556.
A acção desta obra de Camões é a descoberta do caminho marítimo para a Índia, por Vasco da Gama. 
A viagem é descrita pela pena de Camões, que descreve outros episódios da História de Portugal, enaltecendo o povo português. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...