sábado, 29 de março de 2014

Crise Demográfica - Em 2060 Seremos Apenas 8,6 Milhões



Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que em 2060 os portugueses serão apenas 8,6 milhões, menos 1,9 milhões do que em 2012. 

O secretário de Estado Adjunto Pedro Lomba fala em “emergência” para descrever o cenário e defende a importância de apostar não só em políticas de apoio à natalidade, mas também nos incentivos à imigração.
“Assegurar o equilíbrio migratório é uma emergência nacional para o País”, sublinha Pedro Lomba numa nota enviada às redacções, reagindo aos números divulgados ontem pelo INE.


Para o governante, “a dimensão da crise da demografia requer necessariamente uma estratégia reformista abrangente e consensualizada, que inclua o aumento da natalidade mas também uma gestão mais proactiva das migrações que permita inverter os actuais saldos migratórios negativos”.
Pedro Lomba recorda que o saldo migratório é negativo desde 2010, lembrando que a diminuição do número de imigrantes no nosso país é um dos aspectos que tem contribuído para agravar o problema da renovação geracional.
Não se esqueçam também de tomar medidas mais fortes e concretas, para evitar o  êxodo forçado de milhares de portugueses para o estrangeiro à procura de uma vida melhor que o país não consegue oferecer...e então seremos no mínimo 9 milhões.

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...