domingo, 29 de dezembro de 2013

Fala-se outra vez na reabertura do ramal da Pampilhosa,com ligação à Figueira da Foz

O presidente da Câmara de Cantanhede disse ontem que aquela autarquia não abdica da reabertura do ramal ferroviário da Pampilhosa, esperando que a requalificação da linha possa ser uma realidade com verbas do próximo quadro comunitário de apoio.
"Continuaremos sempre a defender a linha", disse hoje João Moura, autarca eleito pelo PSD, durante o período antes da ordem do dia da reunião da Assembleia Municipal de Cantanhede.
O ramal da Pampilhosa faz a ligação entre aquela estação, na linha do Norte, e a Figueira da Foz, e foi desactivado, por razões de segurança, a 05 de janeiro de 2009, na altura para a realização de obras de modernização que nunca se realizaram.
Em 2011, o processo de reabertura foi suspenso e os carris encontram-se a ser retirados, depois de vários furtos.
João Moura frisou que no último ano decorreram reuniões entre a comunidade intermunicipal do Baixo Mondego (hoje integrada na Região de Coimbra) e a Refer, para discutir a viabilidade de uma eventual ligação ferroviária de mercadorias entre o porto da Figueira da Foz e Espanha - via ramal da Pampilhosa e linha da Beira Alta - tendo sido elaborado um estudo prévio nesse sentido.
Apesar de defesa da ligação, via Pampilhosa, ao porto da Figueira da Foz, a estrutura portuária já possui uma ligação ferroviária, até à linha do Norte, através do ramal de Alfarelos.
Fonte:Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...