quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pesca da Arte (I) na Praia da Leirosa,Tradição Mantém-se

Este tipo de pesca de arrasto em que o barco sai ao mar, deixando uma corda da rede presa a terra, dando depois uma volta a umas centenas de metros da costa, voltando a um local perto do ponto de partida, para que depois a rede fosse puxada por homens e mulheres como acontecia ainda nos anos 70 na nossa Praia da Cova.
Houve um tempo, em que eram os bois que puxavam as redes ou mais recentemente como foi na Leirosa por  .tractores até à praia, e depois recolher o peixe  que vinha no  no saco.
Não foi grande pesca, muitos pilados,fanoca, cavala e outo peixe miudo, mas valeu presenciar este acontecimento tão tipico e de raizes ancestrais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...