quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aquilo de que já se desconfiava,Portugueses foram os primeiros a chegar à Austrália

Christopher, de 13 anos, encontrou em janeiro de 2010 numa praia do norte da Austrália aquilo que se julga ser um canhão pedreiro como os que eram utilizados nos navios portugueses do século XVI, informou a imprensa local.
Barbara, a mãe de Christopher, informou o Museu de Darwin sobre a descoberta, mas só nas últimas semanas é que o artefacto foi pedido à família australiana para ser examinado, não tendo ainda sido confirmada a sua origem, apesar de a imprensa local especular que poderá pertencer aos portugueses do século XVI.
 O contacto mais antigo que os europeus tiveram com a Austrália e que foi provado data de 1606 aquando da chegada do navio holandês Duyfken a mando de Willen Jansz. Mas só em 1770, o capitão James Cook reclamou a costa oriental da Austrália para a coroa britânica sob o pretexto jurídico de ser "terra de ninguém".
Eu não tenho dúvidas,que foram os nossos antepassados que descobriram a Austrália, nesse tempo estávamos em todas,o mundo era nosso e girava também à volta de um pequeno país...Portugal.
Leia mais aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Mar...da Cova.

O Mar...da Cova.
Praia da cova...teu mar é imenso,tem muitas estórias para contar.Quando era criança quis alcançar o teu fim...nos meus pensamentos.O teu horizonte era a minha amante longínqua...As dunas a cama aonde um dia me iria deitar contigo...

Que dia é hoje?

Só existem dois dias no ano,em que nada se deve fazer.
Um chama-se ontem,e o outro amanhã.
Por isso hoje é o dia para amar,crer,fazer e principalmente viver...

Ponte dos Arcos...na Gala

Ponte dos Arcos...na Gala
Velha Ponte dos Arcos...Ponte da minha infãncia.Tua vida chegou ao fim...mas a tua imagem ficará sempre em mim.Olhas o rio,como quem olha o espelho da vida.Já viste alguém nascer...quem sabe!Não evitas-te que junto a ti alguém morresse.

Praia da Cova...

Praia da Cova...
O perfume do teu mar...é o presente,foi o passado e será o futuro da minha existência...